BITS 2012 estreia com a presença de CIOs e concretização de negócios

By mlilas
16 de May de 2012 10:31

Da esq. para dir.: Fábio Santini , CEO da Neteye e  Luis Raimundo, Diretor da NovelAc / Foto: Fabio Santini

Teve início ontem (15/5), no Centro de Eventos FIERGS, em Porto Alegre – RS, a segunda edição da BITS – Business IT South America. Em seu primeiro dia o evento foi marcado pela presença de representantes de peso do setor de TIC e a consolidação da parceria entre a gaúcha Neteye e a portuguesa  NovelActron.

O software corporativo  Neteye  será comercializado na Europa. A parceria para a distribuição do produto, inicialmente em Portugal, foi assinada hoje a tarde no primeiro dia da BITS 2012 – que acontece, em Porto Alegre (RS) -  entre a empresa gaúcha Neteye e a portuguesa NovelActron . As negociações entre a empresa brasileira e a portuguesa foram iniciadas durante a CEBIT 2012 – maior evento mundial dos negócios digitais, no mês de março, em Hannover (Alemanha).

A NovelActron é especializada  em sistemas de segurança eletrônica e foi a empresa responsável pela implantação do sistema de vigilância do Santuário de Fátima. Com cerca de 5.000 clientes ativos no país, a NovelActron  comercializa soluções para redes de supermercados, lojas e postos de combustíveis.

Segundo Fábio Santini , CEO da Neteye, “ a meta  é comercializar cerca de 10 mil licenças de uso do software no primeiro ano da parceria com a NovelActron”.

IBM Brasil e DISYS

A BITS 2012 conta com a participação de 183 empresas, de 18 países. Além da área de exposição, reunindo estandes nacionais e internacionais, o evento destaca os encontros de negócios Al-Invest e tem como principal atração a BITS Global Conferences – congresso oficial da BITS.

Hoje, em sua abertura, o congresso trouxe palestras de representantes de empresas de peso como a IBM Brasil e a  norte-americana DISYS (Digital Intelligence Systems Corporation). “Investimos na vinda do nosso Vice-presidente de Serviços Globais,  Ahmar Abbas, para palestrar sobre o uso da computação na nuvem e o seu impacto nos negócios, e também na vinda de Fernando Abreu, Gerente Global de Outsourcing porque conhecemos o alto nível  do evento e queremos  ampliar ainda mais a visibilidade da empresa no mercado, especialmente no Rio Grande do Sul onde atuamos há três anos”, disse Ricardo Martins, diretor executivo da DISYS no Brasil.

Segundo ele, a empresa possui escritórios em Curitiba (PR), São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Digital, em Recife (PE), e São Leopoldo e Porto Alegre (RS) sendo que 30% do faturamento nacional está concentrado  nas atividades no Sul do País. Martins conta ainda que a empresa, que tem foco em prestação de serviços de TI e gestão de conhecimento, passou a exportar a linha de serviço BPO – Business Process Outsourcing. “Estamos em um ótimo momento”, afirma o executivo.

Atualmente, o Brasil representa 10% do faturamento da empresa no mundo, sendo o país com a maior fatia nos mercados em que a empresa atua.

GU CIO -RS  marca presença feira

“Trazer os CIOs à BITS permite que discutam sobre oportunidades no setor e oportuniza a troca de experiência com pequenos grupos”, diz Maria Luiza Malvezzi, CIO do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e vice-presidente do GU CIO –  RS , Grupo de Usuários Chief Information Officers, que conduziu visita de CIOs gaúchos hoje no evento.

Segundo ela, estiveram presentes os CIOs Sergio Moyses, da FIERGS; Thomaz Löw, da Unisinos; Sergio Farina Ucoski, da Stemac e Fernando Ferreira, da Busnello, entre muitos outros.

Solusoft  busca alianças na BITS 2012

A mineira Solusoft Informática é uma das empresas brasileiras presentes no Encontro de Negócios AL-Invest BITS 2012, que tem como objetivo aproximar e promover oportunidades de negócios entre empresas nacionais e estrangeiras do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação.

A empresa está presente no evento, para intensificar seu foco na busca de parceiros para comercialização de produtos de Business Intelligence. “Pretendemos estabelecer durante a BITS alianças sólidas com outras empresas do setor de TI que enxerguem em soluções de BI um diferencial competitivo”, diz Leonardo Matt, diretor da Solusoft.

O executivo também aposta na presença internacional da empresa para ganhar mercado dentro e fora do Brasil. “Estivemos na CeBIT 2012, em março, onde a Solusoft apresentou seus produtos BXBmaster, BXBreports, BXBquery e BXBdashboard (todos com versão do software, documentação e site também em inglês) e divulgamos nossa marca para o mercado mundial.”

Em seu primeiro dia de realização, o Encontro AL-Invest BITS 2012 – que acontece das 14h às 20h -  contou com 241 agendamentos e reuniu 54 empresas do Brasil,  28 da Europa (Alemanha, Romênia, Malta, Espanha, Portugal e Hungria) e 10 da América Latina (Argentina, Bolívia, Peru e México).

Solenidade de abertura

A cerimônia oficial de abertura da BITS 2012 foi realizada agora a tarde no Centro de Eventos FIERGS, com a presença dos promotores do evento, empresários do setor e autoridades convidadas. A BITS  é organizada pela Hannover Fairs Sulamérica, em parceria com a Federação e Centro das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS/CIERGS) e em cooperação com a SOFTSUL (Associação Sul-Riograndense de Apoio ao Desenvolvimento de Software).

O presidente da FIERGS, Heitor José Müller destacou que desde a concepção da BITS houve um esforço conjunto de todos os envolvidos no projeto, que exerceram o conceito de “compartilhar”, um dos mais praticados na Internet. “Compartilhamos trabalho, estratégias e sucessos, com a realização dessa segunda edição da BITS”, disse.

Andreas Luttmann, diretor da Hannover Fairs International falou em nome da promotora alemã Deutsche Messe e de sua subsidiária no País, a Hannover Fairs Sulamérica: “Tivemos um ótimo início da feira hoje, com excelente participação de executivos e empresários do setor de TIC, que prestigiaram tanto a exposição como as palestras, debates e os encontros de negócios.”

Luttmann agradeceu ainda o apoio da cidade de Porto Alegre e o engajamento das equipes da FIERGS, SOFTSUL e Hannover Fairs Sulamérica para a sucesso do evento. As BITS GLOBAL CONFERENCES foram destacadas por José Antônio Antonioni, presidente da SOFTSUL. “As conferências este ano trazem temas relevantes e inéditos para empresas e profissionais de TIC que queiram alavancar seus negócios e suas carreiras”, afirmou.

O Governador do Estado do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, foi representado no evento por Mauro Knijnik, Secretário do Desenvolvimento e Promoção do Investimento. O Secretário reforçou o apoio do governo ao evento e disse que a feira está alinhada às estratégias de desenvolvimento do Rio Grande do Sul. “A BITS é uma oportunidade para a construção de relacionamentos comerciais e promoção do diálogo entre as empresas”, disse.

Sobre a BITS

A BITS 2012 começou hoje (15/5) e vai até quinta-feira, 17 de maio, no Centro de Eventos FIERGS, em Porto Alegre – RS,  com os seguintes setores de exposição: Business TI e infraestrutura de TI; Bancos e finanças; Comunicações B2B; Internet 2.0; Navegação, Transportes e Logística; Setor Público; Conferências; Distribuição e revendas; Telecom e mobile; Software e serviços.

Este ano o evento conta com a presença de 183 empresas, de 18 países (Alemanha, Argentina, Bolívia, Brasil, Canadá, China, Coréia do Sul, Espanha, Estados Unidos, Hungria, Malta, México, Paraguai, Peru, Portugal, Romênia, Suíça e Taiwan).

Além da exposição e dos encontros de negócios Al-Invest BITS 2012, a Business IT South America 2012 destaca o congresso BITS GLOBAL CONFERENCES como sua principal atração.

Serviço:

BITS 2012 – Business IT South America
Data: 15 a 17 de maio
Horários: Global Conferences: das 9h às 18h/ Exposição: das 14h às 21h
Local: Centro de Eventos FIERGS
Av. Assis Brasil, 8787 – Bairro Sarandi Porto Alegre – RS

Informações sobre o programa da BITS no www.bitsouthamerica.com.br

Informações para a Imprensa:
Isabella Marcondes – isabella@mlilas.com.br
Fabiola Malavazi – fabiola@mlilas.com.br
TELEFONES – SALA DE IMPRENSA DA BITS: (51) 3347-8924 e 3347-8931 M Lilás Marketing, Comunicação e Eventos
(11) 3258-6537