Brasil é mercado atraente para expositores internacionais da BITS 2012

By mlilas
7 de May de 2012 16:58

Considerado o mais promissor entre os BRICS, o País também é visto como porta de entrada para a América Latina e Caribe, por empresas estrangeiras do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação, interessadas em aumentar sua base de clientes ou iniciar operações na região.

O Brasil, assim como outros países da América Latina, sofreu menos os impactos da crise econômica mundial e se recuperou mais rapidamente do que as economias avançadas. Por conta desse desempenho, o País continua a ser um mercado interessante para o investimento estrangeiro, especialmente para empresas que buscam expandir sua base de clientes por aqui e também em outros países da América Latina.

“A ascensão das classes antes menos favorecidas, agora com renda disponível e apetite por novos bens e serviços, torna o nosso mercado atrativo para as companhias interessadas em ampliar sua carteira de clientes. Além do acesso ao mercado local, o Brasil pode servir também como porta de entrada para a América Latina e Caribe para empresas que desejam instalar operações no País”, diz Constantino Bäumle, diretor da Hannover Fairs Sulamerica, organizadora da BITS – Business IT South America, evento que reúne exposição e conferências e acontece de 15 a 17 de maio, no Centro de Eventos FIERGS, em Porto Alegre – RS. Organizada em parceria com a Federação e Centro das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS/CIERGS) e em cooperação com a SOFTSUL, a BITS 2012 contará com a participação de 183 empresas nacionais e internacionais, de 18 países.

Eventos esportivos atraem fornecedores alemães

Companhias da Alemanha, afiliadas a TeleTrusT – Associação de Empresas Alemãs de Segurança de TI, participam da BITS 2012 para divulgar a segurança de TI “made in Germany”. Eles visam também identificar oportunidades de negócios relacionados à demanda dessas soluções por parte dos organizadores de grandes eventos esportivos programados para os próximos anos no País.  “Especialmente nesse momento de corrida para a Copa do Mundo de 2014 no Brasil e as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, há excelentes oportunidades no País para as empresas de segurança de TI conquistarem uma posição estratégica no mercado brasileiro”, afirma Holger Mühlbauer gerente da TeleTrusT, que agrega mais de 130 associados da indústria, ciência, pesquisa e instituições públicas, bem como organizações parceiras na Alemanha e na Europa.

De acordo com ele, Além da exibição conjunta de empresas associadas que se apresentarão no Pavilhão Alemão da BITS, estão agendadas reuniões com especialistas brasileiros do setor de segurança de TI  e também um encontro especial, fora do recinto do evento, no qual estarão presentes representantes de empresas alemãs de segurança de TI e convidados brasileiros de diversos segmentos estratégicos. “Queremos estreitar as relações entre Brasil e Alemanha e mostrar a confiabilidade dos produtos e serviços de segurança de TI sob a marca TeleTrusT”, explica o executivo.

Destaque entre os países do BRICS Em comparação a outros países do BRICS – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul -, o País está muito bem posicionado frente às prioridades de expansão dos negócios das empresas estrangeiras presentes na BITS 2012.

“O Brasil é atualmente um dos mercados de crescimento mais interessantes do mundo se comparado a outros países do BRICS”, diz Ye Chin, assistente de marketing da CMS, empresa de consultoria jurídica e fiscal da Alemanha, presente pela primeira vez no evento.

Segundo ele, como um dos maiores escritórios de advocacia na Alemanha, a CMS apoia clientes em seus negócios por todo o mundo. “Atendemos as questões relacionadas aos negócios com o Brasil, através de nosso escritório baseado em Düsseldorf, desde 2005. Contamos com advogados alemães e brasileiros, profundos conhecedores do mercado local e seus requisitos regulamentares”, conta Chin. E complementa: “durante os últimos anos temos apoiado diversas empresas a reduzir os riscos de investimento e atuar no sucesso contínuo em suas atividades comerciais entre o Brasil e a Alemanha.”

Outra empresa que está de olho no potencial da economia brasileira é a também alemã iPoint-systems, especialista em software de gerenciamento de sustentabilidade. “Desenvolvemos soluções de software adaptáveis e abrangentes, capazes de gerir, acompanhar e relatar etapas de  toda  a cadeia de abastecimento, desde a concepção do produto até sua conclusão, sempre em conformidade com as normas da sustentabilidade”, explica Jörg Walden, CEO.

“Com a participação na BITS 2012, a expectativa é acelerar nossa entrada no mercado brasileiro. A economia no Brasil está crescendo continuamente e a iPoint quer atender a esse mercado. Por isso, procuramos representantes locais”, finaliza Walden.

Sobre a BITS

A BITS 2012 será realizada de 15 a 17 de maio, no Centro de Eventos FIERGS, em Porto Alegre – RS,  com os seguintes setores de exposição: Business TI e infraestrutura de TI; Bancos e finanças; Comunicações B2B; Internet 2.0; Navegação, Transportes e Logística; Setor Público; Conferências; Distribuição e revendas; Telecom e mobile; Software e serviços. Em conjunto com a exposição, a programação integrada à BITS terá como foco finanças, governo, indústria, varejo e telecomunicações.

Além de exposição, a Business IT South America conta com os encontros de negócios Al-Invest BITS 2012 e um importante Congresso oficial. Denominado BITS GLOBAL CONFERENCES, o congresso é organizado em parceria com a SOFTSUL e tem uma programação especialmente direcionada para aproximação entre empresários, profissionais e interessados no setor que busquem contatos comerciais, atualização tecnológica ou profissional.

O evento reunirá 183 empresas, de 18 países (Alemanha, Argentina, Bolívia, Brasil, Canadá, China, Coréia do Sul, Espanha, Estados Unidos, Hungria, Malta, México, Paraguai, Peru, Portugal, Romênia, Suíça e Taiwan).

Informações sobre o programa da BITS no www.bitsouthamerica.com.br

Informações para a Imprensa
Isabella Marcondes – isabella@mlilas.com.br
Fabiola Malavazi – fabiola@mlilas.com.br
11 3258-6537
Lilás Marketing, Comunicação e Eventos
www.mlilas.com.br